out 3, 2013

Passagens gratuitas para idosos

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), idosos com mais de 60 anos e que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a gratuidade das passagens ou o desconto de 50%.

Mas, é preciso ficar atento a algumas normas da ANTT, como, por exemplo, solicitar o bilhete com antecedência de pelo menos três horas antes do horário de partida do ponto inicial da linha. A empresa de ônibus deve fornecer pelo menos dois assentos gratuitos para idosos por veículo.

Caso os dois lugares já estejam ocupados, o idoso tem direito a 50% de desconto na passagem. Para conseguir os descontos em viagens de até 500 km de distância é preciso solicitar o bilhete no máximo com seis horas de antecedência. Já para percursos com mais de 500 km, a exigência é de no máximo doze horas .

Para comprovar a idade e conseguir o benefício, o idoso deve apresentar um documento original com foto. Já para comprovar a renda, é exigido um desses documentos:

- Carteira de trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
- Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
- Carne de contribuição para o INSS;
- Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime – de previdência social público ou privado;
- Documento ou carteira emitida pelas Secretárias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou Congêneres.

No dia da viagem, é preciso comparecer ao terminal de embarque com 30 minutos de antecedência do horário da partida, sob pena de perda do benefício.

  1. Andreia says:

    Minha mãe Maura Dias, foi comprar a passagem dela para toledo paraná e ver se conseguia a passagem para o meu pai que é aposentado, foi com 20 dias de antecedência da viagem não a pessoa que a atendeu disse que não tinha passagem grátis e nem a de 50% de desconto pois ela estava indo muito encima do dia de viajar, teria que ser com um mês de antecedência, mas no site de vcs não informa isso.(Caso os dois lugares já estejam ocupados, o idoso tem direito a 50% de desconto na passagem. Para conseguir os descontos em viagens de até 500 km de distância é preciso solicitar o bilhete no máximo com seis horas de antecedência. Já para percursos com mais de 500 km, a exigência é de no máximo doze horas .)
    ANDREIA CORREA

  2. Sra. Andréia,
    Primeiramente agradecemos vosso contato.
    As passagens com desconto de 100% para idosos fica disponível em carros convencionais com antecedência de 30 dias, quando essas poltronas já forem ocupadas, disponibilizamos assentos com desconto de 50% na tarifa, porém essas passagens são liberadas para a venda com antecedência máxima de 12 horas, por exemplo: Cliente quer viajar de Londrina para Joinville as 22:30 do dia 23/10/2013, o bilhete com 50% de desconto está disponível a partir do dia 23/10/2013 as 10:30.
    Mais informações poderão ser consultadas no link: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/7584/Cartilha_do_Idoso.html

    Atenciosamente

  3. IDARLISSON FERREIRA DA SILVA says:

    Ola ,

    Meu pai é aposentado E mora no norte de Minas , a 1.400 km de Sao Paulo .
    Atualmente esta fazendo tratamento de cancer .
    e a cada 40 dias ele precisa vir para SP para tomar a quimioterapia ,neste caso ele pode adquirir um bilhete definitivo para tranporte Grátuito ?
    qual a orientaçao neste caso ?
    Aguardo um retorno .
    Abraços Idarlisson .

  4. olá, Idarlisson
    Infelizmente não atendemos o estado de Minas Gerais :/

  5. mariana says:

    oi meu nome e mariana minha avò ela que viaja par alimeira estado de são paulo..?
    podemos compra passagens oline/
    aguardo retorno

  6. Kauana says:

    Essa semana, no dia 23/11, fui a rodoviária de Londrina para tentar conseguir uma passagem para meu tio que tem 65 anos, fui com os documentos necessários, mas já haviam pessoas na fila que pegaram as passagens, tentei comprar a passagem com destino a Joinville, com 50% de desconto, mas o funcionário se negou a vender dizendo que a passagem deveria ser comprada apenas no dia, caso houvesse lugar disponível.
    Tivemos que compra a passagem para ele, que tem 65 anos, com preço normal. Nos sentimos muito lesados porque o atendente não nos vendeu a passagem, pois é um direito adquirido.
    No balcão da empresa ainda havia uma tabela que estava em vigor desde 2007 e que proporcionava percentuais de desconto para outras poltronas, quando o atendente foi questionado sobre os descontos, ele descaradamente escondeu a tabela e disse que não era válido, após minha insistência, o mesmo disse que a tabela valia apenas para as 5 primeiras passagens e mostrou um horário que haviam 7 passagem compradas, mas pelo que consta na tabela 5 passagens possuíam 46% e outras 5 27% de desconto. Creio que está havendo muita incoerência no atendimento, disponibilizam promoções que não querem cumprir e também não cumprem a lei no que diz respeito aos idosos.Desrespeito total com o consumidor.

  7. Sra. Kauana bom dia!

    Primeiramente gostaríamos de agradecer vosso contato e por escolher a Brasil Sul em suas viagens.

    Segundo o Estatuto do Idoso, todas as empresas de transporte interestadual de passageiros são obrigadas a fornecerem gratuitamente 02 assentos e disponibilizar com antecedência máxima de 12:00, lugares com 50% de desconto. Por exemplo se o ônibus partir no dia 01/01 as 22:30, as passagens com 50% de desconto são liberadas a venda a partir de 10:30 do dia 01/01.

    Maiores informações poderão ser retiradas no link: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/7584/Cartilha_do_Idoso.html

    De toda forma iremos reorientar nossos representantes a serem mais claros e objetivos quanto o fornecimento de passagens com descontos.

    Atenciosamente

  8. olá, Mariana
    Infelizmente não atendemos a cidade de Limeira.

  9. Katia Rodrigues says:

    Olá boa noite, minha mãe não é aposentada nem por idade e nem pelo Inss, ela apenas receb uma pensão do meu pai de 300,00 reais, neste caso ela consegue obter o cartão gratuito. Aguardo o retorno, obrigada.

  10. Olá, Katia
    Ela precisa ir na assistência social do seu município para que emitam a Carteirinha de Idoso e comprove que não possui renda superior a dois salários mínimos. De posse dela poderá marcar passagens utilizando-se do benefício do Estatuto do Idoso :)

  11. Boa noite gostaria de saber o seguinte minha mãe foi procurar a passagem para dia 26/12/2013 de Ponta grossa para Florianopolis e orientaram a voltar no dia para retira a passagem mais como asseguro que ela possa viagar nesta data com segurança existe um meio de reservar esta passagem no nome dela para esta data com 50% de desconto fico no aguardo obrigada.

  12. Wagner Murbach nogueira says:

    meu pai é aposentado e vai viajar aconpanhado com mais tres pessoas, se os mesmos tem um dia certo p/ ir tem que se precaver e comprar passagens com antecedencia não é?,mais o mesmo não pode usufruir do benefício à não ser tantas horas antes só que coordenar isso tudo atté porque idoso sózinho não deve viajar ´e meio que fantasioso e irreal. moral da história,o idoso deve estar disponivel, com a mala pronta de preferencia sozinho,com saude é claro,no máximo 12 horas antes depender da verdade ¨que lhe foi apregoada ¨e se encaixar nesta regra p/ isto repito deve estar munido de documentos `disposição p/ viajar hoje ou amanha ou outro dia , e que for o aconpanhar deve da mesma forma estar também de prontidão ! ora bolas que passagem grátis é essa contem outra

  13. As passagens com 50% de desconto são disponibilizadas somente com antecedência máxima de 12 horas para trechos superiores a 500Km e de 08 horas para viagens inferiores a 500 Km, portanto procede a informação da agência que a passagem estará disponível a venda somente no dia da viagem. Maiores informações podem ser retiradas pelo link: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/7584/Cartilha_do_Idoso.html

  14. Olá, Dina! As passagens com 50% de desconto são disponibilizadas somente com antecedência máxima de 12 horas para trechos superiores a 500Km e de 08 horas para viagens inferiores a 500 Km, portanto procede a informação da agência que a passagem estará disponível a venda somente no dia da viagem. Maiores informações podem ser retiradas pelo link: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/7584/Cartilha_do_Idoso.html

  15. Bilda duraes de Aguilar says:

    Srs Bom dia.

    minha cunhada ,Aminta Ornelas Ribeiro,65 anos, embarcou na cidade de Medina MG para SPaulo dia 20/12/13. Segundo a mesma, ela solicitou a passagem gratis,o bilheteiro disse q nao tinha cadeira disponivel para idosos e tambem negou o desconto de 50%que ela tem direito.
    Ela veio na poltrona 50, a ultima do carro. Motorista desatento passou em buraco, levando-a até o teto do coletivo, provocando um disturbio na colunna vertebralda mesma Ela ainda se encotra em SP e precisa se recuperar dessa enfermidade pra poder voltar a sua cidade de origem. Fica aki o nosso descontentamento com o atendimento conferido a essa idosa, que isso nao repita com outros idosos.

  16. antonio claudio pepino says:

    desejo saber se ja se tem direito a passagens gratuitas p/idosos dentro do estado ou se continua valendo só para quem vai a outro estado. grato

  17. fui comprar uma passagem p sao paulo no dia 07de janeiro,para viajar no dia 10 de janeiro.me informaram que nao tinha lugar disponivel,mesmo assim comprei a passagem com preco integral.

    no dia do embarque o onibus estava totalmente vazio,sendo q as primeiras poltrob=nas estavem vazias. porque desta atitude. viajei sem ninguem ao meu lado,assim como outrs pessoas.

    ha quem devo reclamar,e exiger os meus direitos.

    espero uma resposta.

    obrigada

  18. minha irma procurou passagem p sao paulo.ela tem 73 anos,no dfia 7 de janeiro de 2014,informaram q todas as passagens estavam esgotadas,ela entao comprou pelo preco normal,so que no dia do embarque dia 09 de janeiro o onibus estava vazio inclusive os assentos p idosos,como se explica isto.porque esta atitude da funcionaria do guiche de vendas das passagens na rodoviaria.pesso que me respondam.aguardo uma RESPOSTA.

    OBRIGADA.

  19. AQUEM DEVO PEDIR EXPLICACAO WOBRE PASSAGEM GRATUITA P IDOSOS.

  20. RONALDO NUNES says:

    Bom dia,

    Minha mãe é aposentada e vai viajar de Curitiba para Guaraniaçu PR na sexta feira 17/01/2014, gostaria de saber se tem assento disponivel conforme a lei gratuita e informar se para isso ela tem que ir comprar hoje?

  21. mirian vieira says:

    Fico indignada com a falta de consideraçao com o idoso!
    Meus pais foram na rodoviária de CAMPO MOURÃO para conseguir a passagem para idoso, e simplesmente o atendente informou que não tem mais passagem para idoso! AFINAL, É LEI OU NÃO O DIREITO DO IDOSO VIAJAR DE FORMA GRATUITA, CLARO QUE RESPEITANDO AS NORMAS DESTA?
    Temos que usar as redes sociais e todos os outros meios para reclamarmos nossos direitos, já que o possível e possível, parece ser impossível para a BRASIL SUL!

  22. olá, minha tia tem 83 anos de idade ela queria viajar pra campo mourão ela chegou a retirar a liberação que dava o direito da passagem gratuita,e chegou 8 dias com antecedência para retirar a passagem e chegou lá a mulher disse q não valia e fez ela pagar a passagem de ida e de volta eu gostaria de saber se realmente não vale??

  23. freeda says:

    Uma duvida, me informaram que só onibus federais q tem passagem gratuita ou desconto, qnd é de um municipio para o outro não tem vaga pra idoso e nem desconto, isso é verdadeiro?

  24. Erick says:

    Boa tarde, gostaria de saber se consigo comprar as passagem para meus avós aposentados sem precisar ir na assistência social da minha cidade? como por exemplo só utilizando a internet, tem como fazer?

  25. Bom dia, Mirian
    Todos os idosos com idade mínima de 60 anos e que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a gratuidade* e ao desconto de 50%** nas viagens interestaduais.
    *De acordo com as normas da ANTT, a empresa deve fornecer pelo menos dois assentos gratuitos para idosos por veículo. O bilhete deverá ser solicitado com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.
    **Caso os dois assentos já estejam ocupados, o idoso tem direito a 50% de desconto no bilhete. Para receber o desconto, o idoso deverá observar os seguintes prazos:
    - Para viagens com até 500 km de distância: no máximo seis horas de antecedência em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.
    - Para viagens com mais de 500 km de distância: no máximo doze horas de antecedência em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.
    No dia da viagem, o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.
    Para comprovar a idade, é só apresentar qualquer documento original, com fé pública, que contenha foto.
    Para comprovar a renda, o idoso deverá apresentar um destes documentos:
    Carteira de trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
    Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
    Carne de contribuição para o INSS;
    Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado;
    Documento ou carteira emitida pelas Secretárias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou Congêneres.

  26. Bom dia, Maria Helena

    Todos os idosos com idade mínima de 60 anos e que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a gratuidade* e ao desconto de 50%** nas viagens interestaduais.
    *De acordo com as normas da ANTT, a empresa deve fornecer pelo menos dois assentos gratuitos para idosos por veículo. O bilhete deverá ser solicitado com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.
    **Caso os dois assentos já estejam ocupados, o idoso tem direito a 50% de desconto no bilhete. Para receber o desconto, o idoso deverá observar os seguintes prazos:
    - Para viagens com até 500 km de distância: no máximo seis horas de antecedência em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.
    - Para viagens com mais de 500 km de distância: no máximo doze horas de antecedência em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.
    No dia da viagem, o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.
    Para comprovar a idade, é só apresentar qualquer documento original, com fé pública, que contenha foto.
    Para comprovar a renda, o idoso deverá apresentar um destes documentos:
    Carteira de trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
    Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
    Carne de contribuição para o INSS;
    Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado;
    Documento ou carteira emitida pelas Secretárias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou Congêneres.

  27. Olá, Erick!
    Infelizmente não, pois na hora da compra dos bilhetes devem ser apresentadas cópias dos documentos pessoais de cada um e comprovante de renda inferior a 2 salários mínimos.

  28. Olá, Freeda!
    Depende de cada Unidade Federativa, no caso da Brasil Sul, como opera somente linhas interestaduais, fornecemos o benefício do idoso nos horários convencionais.

  29. Olá, Maria Helena
    Para avaliar melhor sua reclamação, precisamos da data da viagem, horário, origem e destino. Salientamos que as passagens de idosos são fornecidas somente em ônibus convencionais, precisamos avaliar se sua irmã viajou nesse tipo de ônibus ou convencional. Se guardou o bilhete, poderá observar no campo “categoria” qual o padrão de ônibus que se refere o serviço que ela viajou.
    Obrigada :)

  30. A Brasil Sul não opera linhas Estaduais.

  31. Olá, Maria Helena,
    não atendemos a cidade de Medina – MG, e nossos carros não tem poltrona 50. Salientamos que a Brasil Sul segue rigorosamente o Estatuto do Idoso no que tange ao fornecimento do passe livre.

  32. Olá, Larisa
    Precisamos saber origem e destino da viagem, data e horário. Precisamos saber também qual o documento de liberação que ela apresentou e qual o teor da mesma. Caso queira maiores informações peço que entre em contato com o 0800-400-9999 e registre a reclamação para podermos apurar todos os fatos.

    Salientamos que a Brasil Sul segue rigorosamente o Estatuto do Idoso no que tange ao fornecimento do passe livre.

  33. maria auxiliadora turibio says:

    gostaria de saber se a passagem gratuita e válida para todos os dias da semana ou se é apenas na sexta feita.
    Obrigada.

  34. Lagares says:

    Parabéns ao site pela iniciativa em divulgar um dos direitos do idoso.

  35. Olá, Maria. Desde que siga as instruções, a gratuidade é válida para todos os dias :)

  36. Graziele says:

    estou tentando saber como faço a reserva da passagem da minha Vo,ela quer viajar para Mossoró Rio Grande do norte,ja foi diversas vezes na rodoviária e eles fala que tem que agendar por telefone so que o telefone que eles deram não existe e por aqui não estou sabendo como fazer ..

  37. Silvarina da silva bueno says:

    Minha mãe estava viajando com pasagem paga pelo inss, e ocorreu um acidente que deixou ela gravemente ferida. Gostaria de saber quais são os direitos dela nessa situação?

  38. Bom dia, Graziele
    Infelizmente não atendemos a região do Rio Grande de Norte :(

  39. ANDAR DE ONIBUS DENTRO DO MUNICIPIO E FORA DO ESTADO

    Gostaria de saber como funciona a passagem do APOSENTADO dentro do Estado de MG. ( Onibus Circular e Interestadual ) NA MINHA OPINIÃO SERIA VIAJAR DE GRAÇA VOCÊ NÃO CONCORDA?

    Meu compadre com 65 anos, mora aí em ( MG )e quer saber porque ele tem que pagar passagem dentrO da cidade Êle ja é aposentado. Êle tem direito de viajar pela cidade de graça, não é mesmo?

    obs: Gostaria de uma resposta SOBRE ANDAR DE ONIBUS DENTRO DA CIDADE EM (mg ) E FORA DO MUNICIPIO
    AGUARDO UMA RESPOSTA SUA PELO MEU (e:mail: edgard.von@uol.com.br ) E MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
    EDGARD

  40. Boa tarde, Edgard
    Infelizmente não atendemos o estado de MG.

  41. Ela possui os mesmo direitos de um cliente que adquiriu sua passagem da forma convencional.

  42. Tenho 61 anos não sou aposentada ainda ..contribuo como automona .eu tenho direito a passagem gratis????espero ter retorno muito obrigada

  43. Edna says:

    Moro com meus pais em balneário camboriú-SC, eles foram na rodoviária para conseguir passagens de idosos para maringá, para viajarem daqui um mês ainda. O atendente da brasil sul disse que não tinha disponível as passagens e que eles teriam que voltar amanhã para tentar de novo e que não garantia que conseguiriam porque outras pessoas de outras cidades poderiam adquirir antes deles as vagas. Eu só queria saber porque sempre na brasil sul é tão difícil conseguir essas cotas, tanto integrais como com desconto de 50%, porque toda a vez que vão viajar nunca conseguem, já em outras empresas tanto no paraná, como em são paulo nunca tiveram problemas em conseguir.

  44. Bom dia, Edna!
    A Brasil Sul segue rigorosamente o Estatuto do Idoso, o qual afirma que o fornecimento dos bilhetes com 100% de desconto são fornecidos com antecedência de 30 dias e que os bilhetes com 50% são fornecido com antecedência máxima de 12 horas, ou seja, se a viagem do cliente for no dia 01/01 as 20:00, o bilhete pode ser adquirido a partir de 01/01 as 08:00. Mais informações podem ser retiradas acessando o link: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/7584/Cartilha_do_Idoso.html

  45. Olá, Carmem
    A princípio sim. Para maiores informações peço que acesse o link: http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/7584/Cartilha_do_Idoso.html

  46. sonia maria pavan silva says:

    ola bom dia,minha mãe tem 75 anos é aposentada e gostaria de viajar para Fernandopolis interior de São Paulo ela teria direito a passagem gratuita?? aguardo resposta urgente obrigado!

  47. sonia maria pavan silva says:

    ola bom dia,minha mãe tem 75 anos é aposentada e gostaria de viajar para Fernandopolis interior de São Paulo ela teria direito a passagem gratuita?? aguardo resposta urgente obrigado!

  48. por favor, moro em são paulo capital, porém meus familiares são da Bahia de uma cidade chamada Irecê. nesta cidade tem uma rodoviária de ônibus com vários destinos de ônibus, inclusive de Irecê-Ba a São paulo, a empresa entram faz vários horários de saída com este destino exemplo dias de sextas feiras,nos hor:6:00/9:00/12:00/21:00 e outros, porém empresa entram só reserva passagem gratuita para idosos no horário das 21:00h e os outros horários o que acontece? o porque não reserva passagens gratuitas como por lei que é de dois lugares em cada ônibus que sai do local? por favor fiscalizem esta empresa pois, muitos idosos estão sendo lesado os seus direitos.o telefone da empresa é 074- 36413608 ligam e verificam os horários e depois questiona o por que só reserva passagem gratuitas para idosos no horário das 21:00.
    fico a espera de uma resposta positiva já que se trata de uma cidade pequena onde as leis quem faz são os próprios interessados e fazem do jeito que querem, já que a população são humildes e muitos sem conhecimento de seus próprios direitos. obrigada!

  49. Maria das dores assis silva says:

    gostaria de saber tenho em minhas mãos
    já passagem para viajar por motivo de
    força maior nâo posso ir mas tarde posso
    ter esta passagem novamente ou eu perco os meus direitos?

  50. Olá, com base no Decreto 2.521 e Resolução 4.282, as passagens podem ser remarcadas ou devolvidas com antecedência mínima de 03:00 horas antes do horário de partida constado no bilhete de passagem.

  51. Infelizmente a Brasil Sul não atende ao estado da Bahia.

  52. Olá, se sua mãe tem 75 anos e possui renda inferior a 02 salários mínimos ela tem sim direito ao passe do idoso :)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>