ago 7, 2012

Eternizando sua viagem: como fazer um álbum de fotos personalizado

 

Álbum feito por Bárbara Lima. Clique na foto e confira outros trabalhos da artista.

Viajar é uma delícia! Quando escapamos da rotina e respiramos novos ares, nossa energia se renova e vivemos momentos que se tornam inesquecíveis em nossa memória. E tudo o que é bom, deve ser compartilhado, não é? Então, que tal criar um álbum cheio de emoções das suas viagens e mostrar aos seus amigos e família? Pode deixar a preguiça de lado, pois além de ser super fácil, organizar suas fotos pode ser bem divertido. Confira algumas dicas:

1- Antes de tudo relembre a sua viagem. Pense nos momentos mais divertidos, pequenos detalhes, surpresas e até mesmo nas gafes (bom humor nunca é demais!). Depois de se inspirar, fica mais fácil colocar tudo no papel.

2- Agora, escolha um lugar tranquilo, use roupas confortáveis e mãos à obra: é hora de selecionar as fotos.

  • Fuja das fotos repetidas! Um álbum pode ficar super entediante quando só tem fotos da mesma pessoa fazendo as mesmas poses em diferentes paisagens;
  • Aposte nos detalhes! Revele fotos de sensações da viagem, como aquele café no fim da tarde, cidadãos comuns do dia-a-dia…
  • Emoções! Use e abuse das fotos espontâneas. Tá certo que essas fotos nem sempre captam nosso melhor ângulo, mas com certeza nos levam novamente ao momento gostoso ou divertido do clique;
  •  Não exagere nas fotos. Um álbum muito extenso fica extremamente cansativo de ser visto;
  •  Após selecionar suas fotos. Dê um tempo, vá fazer outra coisa e só depois volte ao trabalho e faça uma peneirada na sua seleção. Se tiver tempo, o ideal é fazer essa análise final um dia depois, pois assim fica mais fácil ver o que é realmente necessário no seu álbum.

 

3- Material! Já que a ideia é fazer um álbum com a sua cara, fuja daqueles tradicionais que só têm espaço para a foto dentro do plástiquinho e nada mais. Aqui, o limite vai de acordo com a sua criatividade:

  • Alguns álbuns vêm com espaço para colocar fotos e escrever legendas abaixo. É uma forma prática e rápida de organizar e explicar uma viagem.
  • Se você gosta de criar um pouco mais, pode comprar um caderno de desenho com folhas lisas e colar e recortar suas fotos de acordo com seu gosto e estilo. O caderno de desenho é uma ótima solução se você gosta de colar selos, cartões, ingressos de show, contas de restaurantes e passagens que trouxe como lembranças de viagem. Neste caso, experimente também personalizar um caderno. Em algumas papelarias você pode escolher o tipo de papel, a cor, a encardenação e até a capa do seu caderno.
  • Mas se você é uma pessoa super prática e que gosta mesmo das artes digitais, pode fazer seu álbum online. Uma infinidade de empresas fazem esse serviço de maneira simples e eficiente.

4- Tome note de quantas páginas seus álbum vai ter. Assim, fica mais fácil organizar sua história, fotos e finalizar o trabalho.

Confira mais algumas dicas:

  • Ligue uma música empolgante para colocar a mão na massa! E se a canção te lembra sua viagem, escreva trechos da letra no seu albúm.
  • Escreva o nome dos lugares que aparecem nas fotos, um pouquinho de sua história, as sensações que você teve ao visitá-lo.
  • Contextualize os personagens: descreva as pessoas, situações engraçadas, estado de espírito naquele dia. Isso é garantia de boas risadas!
  • Faltou tirar alguma foto? A internet está aí para ser explorada. Procure imagens da comida típica, estátua da praça ou paisagem que você perdeu.

E aí, preparado? Boa sorte e divirta-se ;)

“Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir”. - Mary Lou Cook

  1. malu says:

    adorei suas dicas.
    Estou procurando onde encontrar album para foto sem os plasticos convencionias, eu tbem nao quero o caderno de desenho. Vc poderia me dar uma dica? Saudações

  2. Boa noite!
    A primeira foto utilizada neste post é de um trabalho meu – Álbum Viagem.
    Gostaria que fossem dados os devidos créditos ou que retirassem a foto.
    “Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos! Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!”
    Atenciosamente,
    Bárbara Lima
    http://www.faitamainparbarbaraerachel.divitae.com.br

  3. Karina says:

    Este album da Barbara Lima é lindo!

  4. Jannaina melo says:

    Hummm que legal, olha o álbum da minha amiga Barbara lima fazendo sucesso!!! Visitem o blog dela e conheçam seus outros álbuns… São fantásticos!!!!
    barbaramichaella.blogspot.com.br/

  5. Jannaina melo says:

    Hummm que legal, olha o álbum da minha amiga Barbara lima fazendo sucesso!!! Visitem o blog dela e conheçam seus outros álbuns… São fantásticos!!!!
    barbaramichaella.blogspot.com.br/

  6. Bom dia, Bárbara. Tudo bem? Pedimos desculpas pela falha. Vamos notificar o jornalista responsável para que tais erros não se repitam. Desculpe o transtorno, já estamos corrigindo a situação. E parabéns pela sua arte, você tem muito talento! :)
    Atenciosamente,
    Equipe Brasil Sul

  7. Katia says:

    Boa Noite!!

    O álbum acima preto aberto está a venda? Quem faz? Se estiver a venda queria co prá-lo, quanto custa?
    obrigada

  8. Boa noite, Katia
    O álbum preto é lindo mesmo, não é? Ele foi feito pela artista Bárbara Lima. Para conhecer outros trabalhos dela, você pode acessar o site http://faitamainparbarbaraerachel.divitae.com.br/

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>